Do Blog do Fernando Rodrigues
Mais um indício da salada ideológica entre os 27 partidos políticos brasileiros: a Executiva Nacional do DEM autorizou sua seção do Pará a firmar aliança com o PT na eleição estadual –eventualmente apoiando a reeleição da governadora Ana Julia Carepa. A decisão foi tomada ontem (8.jun.2010). Trata-se de uma exceção à determinação do partido de proibir qualquer coligação com os petistas em todo o Brasil.
A decisão do DEM oferece uma alternativa para que sua pré-candidata ao Senado, Valéria Pires Franco, consiga se manter na disputa. A saída mais coerente para ela seria entrar na chapa do PSDB, que lança Simão Jatene ao governo. Mas os tucanos só aceitam Valéria como candidata a vice-governadora, contrariando os interesses do Democratas. Aqui, as pesquisas do Pará sobre as eleições para o governo e para as vagas ao Senado.
A saída de Valéria da disputa ao Senado é desejada pelo deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA), que também concorre ao cargo de senador. Sem o DEM na disputa, Jader espera ter o apoio do PSDB (que ainda não declarou apoio a nenhum candidato ao Senado) e do PT (que já aceitou lançar Paulo Rocha para o Senado ao lado do peemedebista).
Pesquisa feita pelo Ibope de 26 a 28.jun.2010 mostra que Jader tem 56% das intenções de voto. Valéria aparece com 45%. Eles seriam os 2 senadores eleitos se as eleições fossem hoje. Mas Paulo Rocha (PT) está em 3°, com 20%, e tende a crescer se Valeria ficar fora da coligação formal com o PSDB.
Procurada pelo blog, Valéria disse preferir disputar a eleição na chapa do PSDB, mas que a insistência dos tucanos em tirá-la do Senado e a exceção aberta pelo DEM tornam real a possibilidade de negociar com o PT. “Cada um está olhando seu lado, mas não podemos atender somente aos interesses do PSDB”, declarou Valéria.
FONTE: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário