Na reta final da campanha, os "santinhos" dos candidatos começam a aparecer com as chamadas "colas", mas as do PSDB que circulam em Juiz de Fora (MG) não indicam o voto no 45 de José Serra para a Presidência.
A "cola" é a representação da ordem dos candidatos que aparecerá na urna eletrônica.
Na principal cidade da Zona da Mata mineira, a Folha teve acesso a um desses impressos do PSDB. Um milhão de colas foram confeccionadas para o partido. O campo reservado para o candidato à Presidência aparece vazio.
Estão preenchidos apenas os números e nomes do ex-governador Aécio Neves (PSDB) e do ex-presidente Itamar Franco (PPS), candidatos a senador, e o do governador Antonio Anastasia (PSDB), que tenta se reeleger.
O material também não estampa a foto de Serra. Aparecem as fotos de Aécio e Itamar, ladeados por Anastasia.
PROMESSA
Recentemente, Aécio foi cobrado a ajudar Serra no Estado. O mineiro prometeu colocá-lo no seu programa eleitoral e começou a fazer isso desde a semana passada, apresentando três imagens, mas sem referência a Serra.
Ao longo de toda a campanha, o PSDB-MG vem sendo cobrado a expor a imagem de Serra no material de campanha de Anastasia e Aécio. Mas são poucos os impressos com o presidenciável.
O desempenho de Serra em Minas causou um mal-estar entre Serra e Aécio. Queixando-se de Aécio, o comando da campanha de Serra reduziu o volume de visitas do candidato a Minas. Agora não há previsão de sua presença no Estado na reta final da campanha.
O PSDB mineiro convidou Serra para uma "caminhada da vitória", mas não informou a data. Isso foi recebido pela campanha presidencial como sinal de má vontade.
Aécio, por sua vez, argumenta ao comando do PSDB que a nacionalização da disputa em Minas Gerais põe em risco a eleição de Anastasia.
O PSDB tem alegado que na coligação que apoia a candidatura de Anastasia para o governo e as de Aécio e Itamar para o Senado estão 12 partidos que têm posições distintas no cenário eleitoral nacional. O PDT, PSB e PR, por exemplo, apoiam a petista Dilma Rousseff (PT).
Anteontem, Anastasia repetiu a argumentação dos tucanos mineiros: "Temos uma base política que também apoia nacionalmente a candidata oficial no nível federal [Dilma Rousseff]".
O governador e candidato à reeleição acrescentou: "Continuamos na mesma linha, apoiando o nosso candidato José Serra com nosso material e nossas palavras, mas sabemos que cada um fará sua escolha. Vamos continuar demonstrando as vantagens do nosso candidato".
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/801313-psdb-de-minas-omite-serra-dos-santinhos.shtml
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segunda-feira, 20 de setembro de 2010
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Um comentário:
Dilma Luz
A campanha toma a forma da emoção. Serra vai acusar os petistas de profissionais da mentira. A única coisa que lhe resta é bater na tecla da mentira e do medo. É o momento da Dilma chamar a emoção da luz.
A estratégia de Dilma é a de conseguir que a luz prevaleça sobre a escuridão (medo e mentira). Mostrar que a História se sobrepõe ao obscurantismo. Apoiar seu discurso nas três ondas de luz que retiram o Brasil de seus 500 anos de obscurantismo: instalação da democracia (anos 80), inserção de 50% da população na classe média (governo Lula) e da chegada da era do Conhecimento no Brasil (desafio do governo Dilma).
A Dilma tem de mostrar um olhar para frente, política precisa de futuro. Colocar o desafio da Era do Conhecimento no Brasil como seu mote de realização. Falar dos avanços da ciência e tecnologia no Brasil feitos pelo governo Lula. Abrir-se que seu governo irá propor uma mobilização popular pelo conhecimento. Para isto, irá mobilizar o Projeto Nacional de Banda Larga (PNBL). Utilizá-lo como uma nova mídia para a universalização da educação.
O desafio final da campanha de Dilma é o de contrapor a mentira com a luz. Construir um discurso sobre esses três chamamentos (Democracia,Classe Média, Era do Conhecimento) É o momento para ela própria junto a seus marqueteiros caracterizarem a imagem ‘ Dilma Luz`. Em vez do medo e da mentira: colocar a Era do Conhecimento no Brasil.
Veja o blog: http://causadoconhecimento.wordpress.com/
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